A tecnologia e evolução dos produtos de higiene bucal

A tecnologia e evolução dos produtos de higiene bucal


Quando que um avô de 70 anos usaria uma escova elétrica em sua juventude? Existem relatos de que os nossos antepassados escovavam os dentes com escovas feitas de pêlo de porco, e que os egípcios limpavam a língua com objetos feitos de ossos. Uma certa vez, ainda na infância, visitei uma colega de escola e percebi que havia uma colher no banheiro de sua residência. Depois, em conversas com ela, descobri que as pessoas da sua família a utilizavam para higienizar a língua. Ainda nessa fase de vida, muito longe de saber que um dia seria uma cirurgiã-dentista, apesar de já brincar de “ser dentista” com primos e amigos, chamava a minha atenção as escovas dentais que tinham poucas cerdas, diferentemente daquelas que tinham mais. Eram escovas com cabos retos, cores sólidas, cerdas pouco macias ou duras mesmo. Com uma qualidade bastante limitada, mas que quando comparadas com as escovas dos nossos antepassados, representavam o “suprassumo” da evolução com os cuidados bucais.

Atualmente, os recursos para higiene bucal tem evoluído de tal forma, que teríamos argumentos para escrever um livro. Os fabricantes tem se preocupado com o conforto que os mesmos podem proporcionar aos consumidores, sua eficiência e mais, sua sofisticação. Nos dias de hoje, temos limpadores de língua de diversos modelos, materiais e cores variadas. Colher em banheiro? Ah! Isso é coisa do passado!

Fios dentais encerados, diferenças na textura, embalagens atraentes, sabores variados; mas a sensação do momento são os fios dentais feitos de teflon. Sim, o teflon é um material a base de politetrafluoretireno que não desfia e que permite massagear a gengiva sem causar traumas. Sem querer “rasgar seda” para o fio dental de teflon, quem já usou sabe a delícia que é utilizá-lo.
Quanto as escovas dentais? Essas temos muito o que contar! Escovas personalizadas de acordo com a faixa etária do consumidor, aromatizadas, cabos emborrachados, multicoloridos, ergonômicos, com diversos tipos de design para proporcionar eficiência na escovação e conforto ao usuário; sistema de cerdas antibacterianas, cerdas ultra macias, com pontas arredondadas, indicador de tempo de uso, diferenças de tamanhos entre as mesmas; escovas específicas para cada tipo de necessidade, para usuários de próteses dentárias, aparelho ortodôntico, portadores de periodontite; ou seja, uma infinidade de características que as tornam mais eficientes e principalmente mais confortáveis para quem as utilizam.
Mas não para por aí! A cada dia a tecnologia invade mais e mais o nosso dia-a-dia. Uma das maiores empresas mundiais do ramo de produtos para higiene bucal, a Oral B, trás para o Brazil a escova Professional Care 5000. Ela vem com um acessório, o SmartGuide, que monitora a força aplicada nos dentes durante a escovação. Assim, o consumidor saberá se está realizando uma escovação correta ou não, através de “carinhas” triste ou feliz, e no final da higiene, se o usuário estiver fazendo tudo corretamente, de acordo com o que ela propõe em relação ao tempo de escovação, dentre outros, ele ainda pode ganhar cinco estrelas! Padrão ouro! É a tecnologia padronizando algo tão pessoal que é o cuidado com a saúde bucal. E para a criançada esta empresa, em parceria com a Disney, lançou um aplicativo que motiva as crianças a escovarem os dentes por um tempo mais prolongado. O Disney Magic Timer revela personagens com recompensas como adesivos digitais que podem ser colecionados a cada escovação.
Mas o que nos chama mais atenção em relação a este assunto, é que mesmo os produtos menos sofisticados estão mantendo um padrão de qualidade adequado para serem bem utilizados. O mais importante é saber as características principais para a escolha de um bom produto, independente da sua sofisticação, recursos tecnológicos, inovação dentre outros. Além disso, saber utilizá-los corretamente, conhecer bem as técnicas, frequência e dedicar um tempo do dia para realizar os cuidados com a higiene bucal. Depois disso, é só sair sorrindo para a vida com dentes e gengivas saudáveis e bem limpos! Garanto que a sua saúde e a sua satisfação terão padrão ouro, dignas de cinco estrelas e de muitas recompensas. Isso é o que realmente importa! Quanto aos cremes dentais? Ahh, esses ficam para uma próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Consulte-se conosco!