Escovando os dentes de maneira ecológica

Escovando os dentes de maneira ecológica

Pegada Ecológica. Você sabe o que este termo significa?

Pegada Ecológica é um termo criado por William Rees e Mathis Wackernagel em 1995, ao publicarem o livro Our Ecological Footprint: Reducing Human Impact on the Earth. Este termo é utilizado como um indicador de sustentabilidade ambiental. Permite calcular a área de terreno produtivo necessária para sustentar o nosso estilo de vida. Foram escolhidas várias categorias de terrenos (agrícola, pastagens, oceanos, dentre outros) e de consumo (alimentação, habitação, energia e outros). O consumo de recursos naturais tem aumentado significativamente, bem como a população mundial, assim, avaliar até que ponto o nosso impacto ambiental já ultrapassou o limite é essencial para dividirmos espaço com demais espécies de seres vivos e preservamos a natureza para os habitantes futuros.

Dentre os elementos da natureza que consumimos exageradamente é a água. Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Existem muitas maneiras de economizar este bem natural. Você pode evitar o desperdício também ao escovar os dentes! Então vai uma dica, encha um copo de água para fazer o enxágue bucal. Assim, você irá economizar até 3 litros de água. Se preferir, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca, durante a escovação a mantenha fechada. Isso não é positivo? Claro que este é apenas um dos bons hábitos dentre tantos outros que você pode introduzir ao seu dia-a-dia para contribuir com a natureza. Conheça mais práticas que ajudam a diminuir a sua Pegada Ecológica, você já sabe qual a sua? Entre no site www.pegadaecologica.org.br, faça o teste, saiba qual a sua pegada, aprenda como diminuí-la e divulgue esta idéia!

Adotar estilos de vida mais equilibrados e amigáveis com o meio ambiente é fundamental para o planeta. Há muitas coisas que você pode fazer no seu dia-a-dia, desde escovar os dentes com a torneira fechada! Sorria com ecologia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Consulte-se conosco!