Filosofia

Filosofia

Entenda aqui a filosofia que guia o nosso trabalho.

O que é a Odontologia Homeopática

A Homeopatia, quando associada à Odontologia, pretende tratar o indivíduo de forma integral. É na boca que vários sinais podem ser manifestados, como o desequilíbrio das emoções e de outras partes do corpo físico. Para o dentista homeopata, a boca é apenas o local que imprime a desarmonia da energia vital, analisada na busca pelo resgate da saúde física e mental dos seus pacientes.

Esta terapia promove não só o restabelecimento da saúde bucal, mas da saúde do ser como um todo, como sendo único e dotado de todas as suas particularidades.

A Homeopatia trata o doente e não a doença, e desta forma, o medicamento selecionado de uma pessoa pode não ser o de outra, mesmo que a doença seja a mesma. Assim, o atendimento odontológico homeopático é totalmente diferenciado e o Cirurgião-dentista homeopata necessita conhecer muito além dos sintomas bucais para promover e resgatar o bem-estar dos seus pacientes.

Mas como a medicação homeopática é preparada e administrada?

Ciência criada pelo médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), cujo princípio está baseado na Similia Similibus Curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"), o tratamento homeopático consiste em fornecer a um paciente sintomático, doses extremamente pequenas dos agentes que produzem os mesmos sintomas em pessoas saudáveis.

O medicamento homeopático é preparado em um processo chamado dinamização, consistindo na diluição e sucussão da substância em uma série de passos, e necessita ser mantido em condições especiais para a preservação do seu potencial energético que é traduzido em sua capacidade de agir nos organismos de forma a não produzir efeitos colaterais.

Como a Homeopatia pode ajudar?

Em alguns casos é necessário associar os procedimentos convencionais da Odontologia à esta terapêutica para alcançar o reequilíbrio energético do paciente e o restabelecimento da sua saúde bucal e geral. A ação dos remédios homeopáticos pode auxiliar principalmente em casos de fobia de dentista, doenças da boca como aftas, inflamações gengivais, periodontites, abscessos e dor de dente. Em procedimentos cirúrgicos, tanto no pré como no pós-operatório, os remédios homeopáticos previnem hemorragias, desmaios, crise do pânico e atuam na aceleração da cicatrização tanto dos tecidos moles como duros da boca. Doenças psicossomáticas que são decorrentes de alterações emocionais com manifestação de sintomas na cavidade bucal, como, por exemplo, a síndrome da ardência bucal, xerostomia (ausência de saliva), bruxismo, dentre outras, a Homeopatia é uma terapêutica bastante indicada pela sua eficiência em tratar os sintomas das doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas  

O nosso maior propósito é fazer você sorrir!