Próteses e Reabilitação Oral

PRÓTESES E REABILITAÇÃO ORAL

 

A reabilitação oral é a área da Odontologia responsável pela devolução das características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares por meio da confecção de próteses que podem ser fixas, removíveis, totais ou próteses sobre implantes. Quando ocorre a perda de um ou mais dentes, deve-se reconstruir a oclusão rapidamente, para evitar que os dentes se movimentem por falta de contato, o que prejudica o sistema mastigatório e a estabilidade maxilar. A falta de reposição do elemento dental perdido pode levar ao aparecimento de doenças periodontais, problemas na articulação temporomandibular (ATM), perda da dimensão vertical, dores oro-faciais e comprometimento estético, além de causar envelhecimento facial precoce.

PRÓTESES FIXAS

- Próteses Unitárias e Pontes Fixas - Podem ser Metal-Free (ou seja, sem metal, toda a sua estrutura é de cerâmica que confere textura, brilho e translucidez semelhante ao dente natural) e Metalo-cerâmica (apresenta uma infraestrutura metálica recoberta por cerâmica).

- Próteses Sobre Implantes - Próteses apoiadas em implantes que podem ser unitárias, pontes fixas e protocolo de carga imediata (prótese indicada para repor todos os dentes do paciente, fixa, sem metal aparente e é realizada em no máximo dois dias).

PRÓTESES REMOVÍVEIS

- Próteses removíveis convencionais - Indicada em casos de perda parcial dos dentes. A prótese apoia-se nos dentes remanescentes por meio de grampos metálicos de retenção.

-Próteses removíveis sem metal - São confeccionadas com um material termoplástico, estético e flexível que proporcionam uma sensação mais natural e confortável. São leves, translúcidas, mesclam-se com a tonalidade da gengiva, apresentam diversas opções de cores e o braço de retenção do grampo é confeccionado com material estético. Podem ser parciais ou totais, estas últimas não são flexíveis, mas contam com as inúmeras vantagens acima descritas.

- Prótese Total (dentadura) - Indicada em casos de perda total dos dentes e não há a instalação de implantes ou outro método de suporte.

- Próteses Sobre Implantes (Overdenture) - Prótese Total apoiada sobre implantes que confere maior segurança e conforto ao paciente.